sábado, 14 de março de 2009

O essencial...

Oi pessoal, tudo blz?

Para aqueles que não sabem, EM é a doença da sombra e água fresca, ou seja, sem muito esforço físico nem stress mental. O esforço físico nos tira a força. E o stress mental nos coloca em surto, literalmente.
Como eu gosto muito deste 'corpitcho' que Deus me deu, cuido muito para que nem um desses dois "cansaços" me atinjam.
Uma das coisas que mais demorei para aprender tendo EM foi a conhecer os meus próprios limites. Só eu e mamãe sabemos quanto eu chorei por me frustrar ao não conseguir fazer tantas coisas que antes conseguia. Hoje, quando consigo andar uma quadra sem sentir dor já é uma vitória a ser comemorada. Aprendi quais são os limites do meu corpo e tento não ultrapassá-los. Mas isso só se aprende com o tempo e a experimentação. Por isso acho que tudo (ou quase tudo) deve ser testado antes de se dizer "eu não consigo" ou "eu não posso".
Sempre que me perguntam qual foi o dia mais feliz da minha vida fico meio que com vergonha de dizer, mas confesso aqui, que o dia mais feliz da minha vida foi quando, após eu ficar sem movimento nenhum nos braços e pernas por conta de um surto, consegui pegar uma colher e comer sozinha. Tá... me babei um poco, derrubei um tanto de comida, mas consegui. Meio banal né? Mas a partir daí dou mais valor a cada degrau que subo, cada dia que me levanto, a cada movimento que consigo fazer.
Não quero parecer superior a ninguém, até porque tenho muuuuuuitas coisas pra melhorar, mas gostaria de dar um "conselho" aos esclerosados e, principalmente, aos "normais":
Parem de reclamar por ser gordo ou magro, por ser muito alto ou muito baixo, por ter cabelo ruim ou ser careca; Valorizem o corpo que vocês têm e a sua perfeição! Se puder melhorar em alguma coisa, ótimo! Corra atrá disso! Mas não esqueçam que o que importa é o que temos na mente e no coração.

"O essencial é invisível aos olhos!" - Antoine de Saint-Exupery

Até amanhã!
Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.