domingo, 29 de março de 2009

Tudo passa...tudo passará...

Oi amigos, tudo bem com vocês?
Ontem à noite tive um ataque de choro. Isso acontece toda vez que faço a pulsoterapia, estava até demorando. Comparo essa reação com as fases da aceitação da doença, só que ao contrário.
Os médicos dizem que os portardores de doenças crônicas passam pelas seguintes fases após o diagnóstico:
- Negação
- Barganha
- Aceitação
Pois bem, já aceitei a esclerose na minha vida diária e já entendi que ela vai ser minha "companheira", provavelmente pra sempre. Já passei da fase da barganha, aquela em que se faz todos os tratamentos e benzeduras existentes e se negocia com Deus. E por muito tempo fiquei na fase da negação, tanto que cheguei a ficar mais doente do que devia só de raiva. Isso no meu dia a dia.
Entretanto, quando faço a pulsoterapia, passo por essas fases ao contrário. Primeiro aceito que estou em surto e procuro o médico. Daí, enquanto faço a ressonância magnética fico barganhando com Deus para que não seja uma lesão nova, para que não seja um surto muito grande, etc. Aí, depois de tomar os remédios, vem a fase da negação, de perguntar porque eu, porque comigo, de se sentir insegura e com medo.
Ainda bem que tenho pessoas que me amam por perto e me apóiam. E ainda bem também que essa última fase dura um dia só.
Hoje estou muito melhor. Chorar me fez lavar a alma. A tristeza foi embora junto com as lágrimas. Agora já voltei ao normal, à aceitação da doença no meu dia a dia.
O mais incrível é que sei que sempre que tomo remédio isso acontece, e não consigo fazer nada para evitar. Enfim, tudo passa. Tudo na vida passa. As coisas boas e as coisas ruins. Espero aproveitar sempre os momentos bons, e aprender com os momentos ruins.
Como dizia o poeta: "...vamos viver. Temos muito ainda por fazer. Não olhe pra trás. Apenas começamos.O mundo começa agora."

Um bom início de semana para todos nós!
Até amanhã!
Beijinhos!


Um comentário:

  1. Oi. Tomei conhecimento do seu blog ontem. Claro, acabo de ser diagnosticada com EM e estou internada fazendo minha primeira pulso. Bom...ainda estou naquela fase: Tudo acontece comigo..etc...rsrs. Casei tarde com 38 anos . Nunca usei metodos contraceptivos e não engravidava até que descobrí qye tinha os ovários fora de lugar por aderencia.. Operei há 2 anos. Mas meu médico me aconselhou a fazer um tratamento para fertilidade....por causa da idade e etc. Surpresa! Janeiro no ano passado engravidei. Foi lindo. Porém aos 3 meses de gestação, estava fazendo ma ultrassonografia e o feto havia morrido. Muito muito tiste. Me acabei. No final do ano fiz uma fertilização assistida....sem sucesso! Lógico, meu casamento começou a desequilibrar....viajei com minha família e ao voltar da viajem, estava com o abdomem e parte das coxas adormecidas. Achei q era coluna. Mas meu cunhado, que é medico, me aconselhou a procurar um neuro. Bingo! Depois do exame clínico,ressonância...EM. E já tinha cicatrizes antigas....ainda estou a fase do choque...42 anos, sem poder engravidar por enquanto ( coisa q meu relógio biológico já está no alarme)...nem sei o q pensar...se meu caso for pesado...como cuidar de um bebê. O médico falou q agora só posso pensar em cuidar de mim.... Não tenho ais mãe e pai vivos...penso: quem vai me judar penas por amor? Desculpe, acho que escreví tudo meio sem sentido...como disse estou na fase do choque....rsrsrs. Adorei seu alto astral, sua inteligência, suas conquistas.....bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.