sexta-feira, 13 de março de 2009

A vida não pára e a EM é apenas um novo começo!

Oi gente, blz?
Este blog é destinado não só a quem tem EM, mas também para quem quer entender essa doença. Tendo isso em vista, vi que me passei ao não escrever nada sobre o que é EM.
Bom, em 2007, quando eu estava acabando a faculdade, tive um trabalho de conclusão de curso em que grupos de alunos tinham de ajudar uma ONG da região. Pois bem, reuni um pessoal e "adotamos" o GAPEM - Grupo de Apoio a Portadores de Esclerose Múltipla de Passo Fundo.
Fizemos uma campanha de divulgação no dia 30 de agosto (Dia Nacional de Conscientização da EM), e tivemos um ótimo retorno e receptividade aqui na região.
Para melhor explicar a EM, fizemos um folders, cartazes, outdoors, vídeo em tv e entrevistas na rádio. Como não posso reproduzir tudo aqui, vou colocar o texto utilizado em folders e as imagens das filipetas. Tooodo o material (inclusive logomarca) foi criado pelos meus colegas, que com este trabalho se tornaram meus amigos, Natalia Hoffmann, Guilherme Trezzi, Fábio Camargo , Mauricio Hoffmann, Francielle Vian e Daniel Telo do Prado e eu. A campanha segue a linha de uma campanha global sobre EM, que tem como foco o Movimento.
Mais uma vez pessoal, muito obrigado pela força, carinho e pelo trabalho lindo que foi desempenhado!

Segue o texto do folder:

Movimento é o que nós somos por dentro e por fora.
Nós inspiramos para que possamos expirar e inspiramos de novo. Nós sonhamos acordados e adormecidos. Nós rimos. Nós conversamos com as nossas mãos. Nós movemos nossos corpos e mentes numa conversação constante. E não importa o quanto o façamos, nunca é suficiente. Enquanto estivermos respirando há movimento a ser feito.A Esclerose múltipla impede as pessoas de se movimentarem.
Pessoas com EM entendem algo sobre movimento que é difícil para a maioria de nós compreendermos: que mover-se não é uma garantia.
Ninguém sabe o que causa EM e não há cura. Os efeitos são imprevisíveis e aparecem de formas diferentes, em pessoas diferentes.
Uma pessoa pode ter fadiga, enquanto outra pode repentinamente perder a habilidade de ver.
Alguns podem perder seu equilíbrio e ter dificuldade para caminhar, enquanto outros podem ter dificuldade ao falar e tremores.Para alguns, os sintomas de EM vem e vão, em outros eles duram para sempre.
O GAPEM é um coletivo de pessoas unidas por um objetivo em comum: ajudar quem convive com EM a vencer os desafios que a doença lhe impõe.
O GAPEM se move para alcançar e responder a indivíduos, famílias e comunidades que vivem com EM e mobilizar as pessoas que querem fazer algo a respeito da EM agora.
Lideramos essas iniciativas porque acreditamos que mover-se não é apenas algo que você pode ou não pode fazer, mas antes é quem você é. A EM impede as pessoas de se movimentarem. O GAPEM existe para que isso não aconteça.
A vida não pára e a EM é apenas um novo começo!

Essa é a arte da filipeta:

Para saber mais sobre EM, entre no site: http://www.abem.org.br/

2 comentários:

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.