terça-feira, 14 de abril de 2009

"Ando devagar porque já tive pressa..."

Oi amigos, blz?
Ontem voltou ao ar o Programa do Jô, que eu adoro, e, além disso, ele entrevistou um cara que eu adoro também, o Dr. Dráuzio Varela.Adoro o blog dele, as séries de tv, os documentários e seus livros. Ele é um homem inteligente e gentil, um doce de pessoa.
No último domingo vi no fantástico um pedaço da séria Transplante: o Dom da Vida e me emocionei com aquelas histórias. Pessoas dependendo da morte de outras para sobreviver. Realmente deve ser muito difícil.Mas na entrevista de ontem ele disse uma coisa que eu já pensava antes, que quando nós temos real noção da fragilidade da vida nós mudamos.
Todo mundo sabe que um dia vai morrer, mas entre saber disso e sentir que o corpo não é eterno existe uma grande diferença. Quando se tem uma doença ou se encara a morte de perto, perdemos o "saco" para aguentar as coisas que não nos interessam e damos mais valor àquilo que nos é essencial.
Aquela sede de viver tudo ao mesmo tempo e o máximo de coisas possíveis com medo de perder algo que temos na juventude se transforma em sabedoria para escolher fazer aquilo que nos dá mais prazer. Também não damos muito ouvidos ao que os outros pensam ou dizem sobre o que somos e fazemos. Passa a ser mais importante o que nos deixa feliz e não o que agrada aos outros.
Acredito que de uns tempos para cá tenho feito as coisas com mais calma e apreciando melhor os momentos. Se não dá pra fazer tudo, escolho fazer o que me dá prazer. Dane-se se os outros vão dizer que ir a uma festa em que ninguém se escuta é melhor que ler um livro. Que ficar em casa vendo um filme é coisa de velho. Eu faço o que me dá prazer sempre que posso. Os outros que pensem o que quiserem. O que me importa é no final do dia poder dizer: hoje eu fui feliz!
Dizem que quando se fica mais velho se adquire essa visão. Realmente, há 2 anos atrás eu não pensava assim. Fazia de tudo à exaustão. Creio que o mais velho que dizem não é 22 anos, mas para mim essa visão veio nessa idade. Me dei por conta de que quero aproveitar meu tempo com pessoas que me fazem bem, com gente que me faz rir, fazendo coisas que me acrescentam algo e/ou me dão prazer, por mais bobas que sejam. A verdade é que, como na música, hoje eu "ando devagar porque já tive pressa".

Até amanhã!
Bjs

Dica de livro: Por um fio de Dráuzio Varella

Letra de Música: Tocando em frente - Almir Sater

Ando devagar porque já tive pressa/Levo esse sorriso porque já chorei demais/Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe/Só levo a certeza de que muito pouco eu sei/ Eu nada sei /Conhecer as manhas e as manhãs /O sabor das massas e das maçãs /É preciso amor pra poder pulsar /É preciso paz pra poder sorrir /É preciso a chuva para florir...Todo mundo ama um dia, todo mundo chora /Um dia a gente chega, no outro vai embora /Cada um de nós compõe a sua história /Cada ser em si carrega o dom de ser capaz/ E ser feliz.

3 comentários:

  1. Boa noite!!!
    EStamos como se tivessemos em meio a um furacão. Há alguns meses minh airma descobriu que esta com escrerose multipla, e ha alguns dias ela vem tendo crises de dormencia, chegando a paralisar metade do corpo.
    Se for possivel me de uma ajuda de como podemos agir em caso de crisses como essa, pois ainda não foi autorizado pelo SUS os exames para começar o tratamento dela.
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Agradecia.
    Érica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, pela tua descrição, tua irmã deve estar em um surto de esclerose múltipla, se for esse o diagnóstico dela. Quando se está em surto, é necessário fazer uma pulsoterapia, que é uma medicação feita em hospital ou ambulatório. Como ela tem EM, o SUS é obrigado a atender ela com emergência, por ser doença crônica e degenerativa. Ela precisa de atendimento médico especializado, antes de qq exame.
      Bjs

      Excluir
  2. Bom dia!!!
    Então, ela foi levada de ambulacia para o pronto atendimento. Onde o medico que a atendeu passou outro relatorio para ser levado para a secretaria de saude para agilizar a altorização mais rapido. eu sei que foi aplicado nela 2 enjeções mas não sei dizer qual foi o medicamento. Ele aconselhou tbem que ela procure um psiquiatra por causa da depressão pós parto que ela ja tem.
    Fico imensamente agradecida por me ajudar, e se vc puder me informar mais sobre a doença ficarei mais imensamente agradecida ainda.
    Bjuuu

    E muito obrigada.

    Érica

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.