quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ter fé para que?!


Oi amigos, blz?
Hoje vamos falar sobre fé. Porque tem uns que tem "fédemais", e outros, "fédemenos".
Ter fé quer dizer acreditar, confiar, amar o objeto de fé. Alguns filósofos dizem que a fé é uma invenção do homem para encarar o medo; encarar o desconhecido. Concordo com isso. Acredito que a fé conforta a alma que sofre.
Sou espírita kardecista desde sempre. Desde meus 3 anos frequentei a evangelização infantil e ao longo dos anos entendi, através da filosofia espírita, que o amor cura tudo e que não há fé sem razão.
Segundo a doutrina espírita, o único responsável pela nossa felicidade somos nós mesmos. Se algo de ruim nos acontece, depende de nós a forma como iremos aceitar as dificuldades. Nossas escolhas fazem de nós o que somos. Ou seja, nada de ficar culpando "o coisa ruim", ou pensar que é "castigo divino".
Tenho certeza que seria muito mais difícil aceitar a EM na minha vida se eu não acreditasse em nada. Deve ser triste pensar que vivemos essa vida e nada mais. Se fosse (ou for) assim, para que sofrer tanto? Para que ser bom e honesto? Para que aceitar as dificuldades? Para que se "reformar"? Para que amar?
Por isso sei que a religião fez (e faz) toda diferença na minha vida.
Minha idéia de Deus talvez seja um pouco diferente da maioria das pessoas. Deus para mim não é um homem velho de barba branca que fica sentado em um trono controlando o que a gente faz, julgando e punindo. Deus para mim é uma força, uma energia de vida, o amor que temos no coração e o bem que fazemos no dia a dia. Deus para mim é tudo que é vivo e também tudo o que "inventamos" com nossa inteligência (que nos foi dada por ele) e que faz desse mundo um lugar melhor.
Como cristã, acredito na palavra de Jesus, nosso brother. Na verdade acho que não se precisa ter alguma religião para acreditar que devemos ser bons, amorosos e caridosos (foi isso que Jesus falou quando passou por aqui).
Além de remédios e médicos, a fé me ajuda a enfrentar o "desconhecido". Acho importante ter fé em alguma coisa. Pode ser em uma religião, em um Deus, em sua própria força. Já foi comprovado pela ciência que pessoas que tem algum tipo de fé se curam com mais rapidez que as que não tem fé em nada ( leia aqui )
Para encerrar esse post, vou colocar um pedacinho da minha oração preferida, que reflete muito da minha fé:
"Prece de Cáritas
Deus nosso pai, vós que sois todo poder e bondade
Dai a força àquele que passa pela provação
Dai luz àquele que procura a verdade
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus, dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao orfão o pai.
Senhor ,que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste...
...Deus, um raio,uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra. Deixa-nos beber nas fontes desta bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração,um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor...
...Dai-nos a caridade pura. Dai-nos a fé e a razão. Dai-nos a simplicidade, que fará de nossas almas um espelho onde se reflitirá a vossa santa e misericordiosa imagem."

Até amanhã!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.