quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vou nadar sem morrer na praia

Oi amigos, td blz?
Estou me sentindo melhor essa semana após começar a fazer exercícios na água.
Sempre fui muito ativa, meu esporte favorito era a dança. Quase um vício. Quando era pequena e gordinha achava estranho fazer ballet, pensava que ficaria parecendo uma elefantinha de titi. Mas com a dança do ventre foi diferente porque tinha gente de tudo que era idade e tamanho fazendo. Dancei por 4 anos. Infelizmente, com a evolução da minha esclerose tive de parar. Ainda danço em casa na frente do espelho, mas acompanhar o ritmo de uma aula e ter equilíbrio é mais difícil.
Assim, tive que achar outro exercício para fazer. Quando tive que "reaprender" a caminhar o melhor lugar, segundo minha mãe-fisioterapeuta-anjo da guarda, era a piscina. Fui pra água fazer natação e amei. Depois tentei um pouco de tudo. Musculação não funciona, só consigo fazer 5 minutos de esteira, pilates exige força e yoga eu acho chato só de ver. Cheguei a conclusão de que melhor é a piscina mesmo.
Há 2 anos relaxei e não fiz atividade física nenhuma. Dei mais valor ao trabalho que à minha saúde e tive a sorte de não ter grandes prejuízos com isso.
Neste ano voltei a fazer os exercícios em casa para melhorar força e equilíbrio e decidi voltar pra água também. Pra minha sorte, abriu uma academia aqui perto de casa (pra quem quiser ir, é na Medley). Comecei terça-feira e gostei. Dentro da água é como se eu não tivesse nada (ou quase nada) de "deficiência". Além disso, a água passa uma "calma", uma segurança. E também, se eu "cair" o máximo que vai acontecer é me molhar...hehehehe.
Ajuda bastante avisar com antecedência ao professor que você tem EM, assim ele pode dar uma pesquisada antes e não falar bobagem. Meu profe tá de parabéns! hehehe
Se você tem EM e tem vontade de se mexer um pouco ou é educador físico, dê uma olhada nesse site: http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/08/08/indicacoes-de-exercicios-fisicos-para-pessoas-com-esclerose-multipla/
Enquanto isso vou descansar pra semana que vem tentar virar peixe...hehehe

Até amanhã!
Bjs

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, sou professora de Natação e hidroginástica e semana q vem terei uma aluno com EM.. a dica do site foi muito boa!! Parabéns pela iniciativa tudo de bom p ti!! Bete.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.