domingo, 31 de maio de 2009

"É proibido fumar, diz o aviso que eu li..."

Oi amigos, blz?
Hoje está muuuuuito frio na minha cidade. Mas quando eu digo muito frio, é muito mesmo. Tipo, estou com 2 blusas de lã, enrolada numa manta e ainda assim estou gelada. O que fazer? Hibernar é a primeira coisa que me vem à cabeça. Como não posso fazer isso, me encho de bebidas quentes e me movimento o mínimo possível, pra não gastar energia...hehehe
Deixando meus dedos congelados de lado, hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. Desde 1987, quando eu era um bebê fofo e coradinho, o Brasil comemora este dia com ações com o objetivo de alertar sobre os riscos do tabagismo e as doenças que podem ser evitadas ao não fumar.
Eu nunca fumei, não gosto do cheiro do cigarro e daquela fumaceira toda. Respeito quem fuma, desde que não fume em locais fechados.
Nem preciso dizer que fumar mata. Muitas pessoas que hoje tem câncer poderiam ter evitado isso ao parar de fumar. Sim queridos amigos fumantes, eu sei que todos vamos morrer fumando ou não fumando. Respeito a opinião de vocês, afinal, cada um faz o que quer da sua vida. Mas depois, quando estiverem com a pele e o cabelo ruim, parecendo 5 anos mais velhos (ou mais), com os dentes "podres" e "fedendo", não digam que não foram avisados. (Já devem estar carecas de ouvir isso né? Mais uma vez não faz mal...hehehe)
Mas agora uma notícia que provavelmente muitos de vocês não sabiam: fumar aumenta o risco de desenvolvimento de Esclerose Múltipla. Não to tirando isso da minha cabeça criativa não, isso foi publicado na revista Neurology em 2003 (leia aqui ).
Se o tabaco é um veneno para pessoas saudáveis, imaginem o estrago que ele faz em quem já é doentinho. Coincidentemente (ou não) a pessoa esclerosada mais "comprometida" que eu conheço é fumante. Então, pensem bem antes de acender mais um cigarro.
Parar de fumar é bom pra você e pra quem vive com você também. Se você tem vontade, existem diversos tratamentos antitabagismo hoje em dia. Até a acupuntura ajuda para largar o cigarro. Então, se você é fumante e tem vontade de parar com esse hábito, procure ajuda porque o mais importante você já tem: vontade.

Até amanhã!
Bjs

Dica de Filme: se você ainda não viu, pegue o filme Obrigado por fumar! -uma ótima "crônica" sobre a indústria tabagista. Bem divertido, perfeito para ver numa tarde fria tomando chocolate quente.

Um comentário:

  1. Oi Bruna!!!
    Já havia lido sobre o tabagismo aumentar os riscos de se desenvolver Esclerose Múltipla. Interessante isso...
    Então pessoal, cuidado com o fumo. Vamos morrer de qualquer maneira, mas ter uma boa qualidade de vida, evitar sofrimentos, isso sim depende só de nós.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.