quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nada é Impossível!

Oi amigos, blz?
Hoje é dia de festa: Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
Como já disse aqui , não é um dia para se comemorar a existência dessa danada, mas sim para refletirmos sobre como é viver com ela, sobre o que pode ser feito para e pelos portadores e para saber o que já está sendo feito à respeito da EM.
Não, não li nada sobre o dia de hoje em jornal nenhum do Rio Grande do Sul (uma pena). Sim, eu até pensei em mandar um artigo para os jornais, mas não deu tempo (não é desculpa, mas enfim, foi o que aconteceu).
O que mais fere os esclerosados não é a doença, é a ignorância dos outros. E gente, ignorância se cura com informação.
Conheço muitos portadores de EM que não contam sobre a sua doença aos próprios parentes (como se a doença fosse deixar de existir, só porque não se fala sobre ela). Conheço gente que não conta sobre a EM ao seu patrão, aos seus colegas de trabalho, colegas de aula, vizinhos.
Algumas dessas pessoas dizem que não falam porque os outros não vão entender. Mas como é que o outro vivente vai entender uma coisa se você não explicar?
Pode não ser a melhor coisa do mundo ter EM, mas garanto à vocês que tem coisa bem pior. E pior mesmo que ter qualquer doença é não ter vontade de viver, de ser feliz e achar que tudo é impossível.
Podemos dizer que hoje é o Dia do Orgulho do Esclerosado. Não, eu não gosto de ter EM, mas eu também não acho que seja impossível ser feliz tendo EM.
Eu adoro a mensagem dum comercial de aniversário da agência de publicidade Fischer América, e acho que se encaixa para o dia de hoje:
"O Impossível
O impossível é uma palavra. Uma palavra que inventaram para qualificar algo que ninguém tentou antes, e que por isso todo mundo pensava que era impossível.
É talvez a expressão mais utilizada em qualquer língua desse planeta, atrás apenas de "sexo", "sim" e "cuidado!".
Voar, impossível. Transplante de coração, impossível. Galileu deve ter ouvido um monte de impossíveis na vida. Eu digo com toda certeza meus amigos, impossível foi uma palavra criada num domingo à tarde na frente da TV por alguém com preguiça de pegar um copo d'água para a própria mulher.
Desde então tornou-se um mantra na boca de acomodados, chatos, quadrados, obtusos, tristonhos e preguiçosos em geral. O impossível é apenas um lugar que ninguém ainda foi, mas que está de portas abertas para quem tiver coragem de entrar.
O gol de chapéu que Pelé fez na final da Copa do Mundo em 1958 morava no impossível.
"Imagine" de John Lennon, também morava lá. Até que anos atrás ele sentou ao piano e compôs uma canção sobre renovação, paz e sobre o poder de conquistar o impossível.
Ah, você vai dizer, mas isso é coisa de gênio. E eu lhe respondo, que os flamingos voam 12 mil quilômetros da Ásia à América do Norte todos os anos para procriar e voltam. Nunca soube de um flamingo gênio. E eles fazem o que muita gente chama de impossível.
Da próxima vez que disserem que isso ou aquilo é impossível, fale sobre Lennon, sobre Pelé, sobre os flamingos, sobre o escambau, mas não deixe de tentar.
Quando falarem que o amor é impossível, que a paz a é impossível, não dê ouvidos.
O impossível transforma as pessoas em chatos, faz você se sentir mais velho, mais gordo, mais triste. E de repente, num belo dia, você acha que tomar cerveja com os amigos é impossível
O impossível, meus amigos, só existe na cabeça dos acomodados.
Keep trying, keep playing, keep shining."

Vocês não imaginam quantas vezes escutei: "escrever um texto por dia pro blog? Impossível!"
Faça o impossível! Faça a sua parte!
Até amanhã!
Bjs

Em tempo - se você ainda não aderiu à campanha do Dia Mundial da EM, entre no site e participe: http://www.worldmsday.org/

7 comentários:

  1. É como no noticiario ontem, "Este é o joãozinho, ele sofre de uma doença degenerativa grave e precisa de assistência..." como assim Bial? Que preconceito é esse? Ninguem diz que quem tem hepatite sofre de "uma doença no figado". Não custava nada falar o nome da doença e pelo menos introduzir do que se trata, jornalismo de baixa qualidade...

    PS: Eu fui um dos que falou que você ia ter dificuldade conseguir temas para escrever todo o dia, mas não falei que era impossível, até porque se falar aiiiiiii sim você vai querer fazer hahah.

    Bjaaum ti amo!

    ResponderExcluir
  2. Façamos então a diferença Bruna!!!
    A palavra impossível deveria ter sido abolida da língua portuguesa na reforma ortográfica, não acha não? rsrsrsrsrsrsrs
    E vamos festejar, pois ter EM não é o fim do mundo. Temos é que lutar por nossos direitos, por uma vida digna, por esclarecimentos sobre a patologia e esperar que um cientista filho de Deus, que não acredita no impossível, descubra a cura da EM.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, como sempre vc escreve com muita propriedade, sem a menor dúvida.Mas quero hoje te dizer que podemos ter dúvidas quanto as coisas que possam acontecer, mas nunca dizer que é impossível. Pois aqui estamos, e é a maior prova de que este pensamento não deve existir, e sim o que diz: é possível sim! bjosssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,

    Tenho um amigo muito querido que acabou de descobrir que tem EM. Ele está arrasado... Descobri seu Blog e estou amando! É muito bom saber que essa doença não é uma sentença de morte e que podemos levar uma vida normal e FELIZ!!! Estou adorando ler suas postagens e com o tempo ele vai entrar aqui...
    Adorei o texto desse comercial, onde consigo ver o comercial? Procurei no Youtube, mas não achei...
    Um super beijo e continue com esse bom humor e felicidade!!! Nossa parece até que te conheço..rs

    Bj, Carol

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, que bom que você está gostando do blog.
    Se tiver sugestões de temas ou dúvidas, mande para meu mail, ou aqui nos comentários que eu vou atrás pra poder escrever.
    Infelizmente o vídeo foi tirado do site da agência Fischer América. Também não achei mais. Mas se achar, te aviso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, li seu texto e achei muito expressivo. Cada um de nós vive num mundo pequeno e egoísta, cercado pelas reações sentimentais, procurando sempre afastar os outros corações.
    Ao decorrer da vida ouvimos muitas coisas, certa vez uma parábola me chamou atenção, um velho sábio fez uma pergunta ao seu discípulo:
    " Discípulo, me responda por que as pessoas gritam uma com as outras?"
    O discípulo então respondeu:
    " Ora essa, porque estão bravas e discutem ou porque estão longe."
    Então o velho sábio balança a cabeça demonstrando um sinal negativo. Em seguida esclarece sua negatividade.
    " Discípulo, as pessoas gritam porque seus corações estão distantes, e o grito é a última tentativa de reaproximação, mas se vierem com palavras erradas nunca mais vão se aproximar."
    Acredito na sua força de viver, e a parabenizo por gritar e nos mostrar que existem outros mundos e corações distantes que devem se aproximar. Quero te desejar muita Paz, muito Amor e Saúde, porque pelo jeito o resto você tira de letra.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, muito obrigado pela historinha. Adorei!
    E muita paz, saúde e amor para todos nós!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.