terça-feira, 5 de maio de 2009

Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno

Oi meu povo, tudo blz?
Há tempo penso em escrever sobre o "lado negro da força" que tenho dentro de mim. Hoje, lendo a coluna do Paula Sant'Ana lembrei sobre esse tema. Ele diz assim: "tenho uma dúvida sobre minha conduta. Uma dúvida muito séria: será que eu não tinha o dever ético e social de ajudar mais os outros do que eventualmente eu possa estar fazendo ou já ter feito? Será que não estou sendo omisso no meu comportamento social? Eu não teria de ser mais benigno e solidário em determinadas situações por que passei com relação aos outros?... - ...Deve ser a isso que se chama consciência. E a consciência dói, ela punge, ela devora, ela queima por dentro como ácido. Não bastavam as dificuldades da vida e ainda somos obrigados a saldar contas com a nossa consciência."
Aí fiquei pensando num lado "mal resolvido" da minha consciência. Sei que devo ser uma pessoa boa e aprender a perdoar e blablabla. Eu perdôo quem me "provoca" a ponto de não fazer nada contra a criaturinha. Mas (esse "mas" é danado) eu fico feliz quando a pessoa se lasca, nem que seja um pouquinho.
Eu sei, isso é feio. Mas é a verdade.
Quando alguém me trata com hostilidade por causa da EM, escuto minha mãe dizendo: "coitado, se ele tivesse a mesma coisa que você, não iria suportar."
Concordo com ela, mas meu lado endiabrado pensa: "F.D.P., bem que tu podia quebrar uma perna só de castigo."
Não fico remoendo mágoas. Nem passo o dia pensando em maldade pros outros. Mas que na hora que as coisas acontecem eu penso maldade, ah, isso eu faço.
Eu não gosto muito desse meu lado. Mas ter as duas faces (bem e mal) dentro de mim, faz com que eu seja um ser humano. A briga entre o bem e o mal é inerente ao homem, e a gente vai aprendendo a esconder e abafar nossas maldades (ainda bem!).
Santa consciência! É graças a ela que eu nunca dei uma "bocha" em ninguém.
Mas como diz o Sant'Ana, temos que saldar as contas com ela, a consciência. Afinal, a "consciência pesada" faz mal, adoece, dá rugas, tira o sono e etc.
Não sei se meus diabinhos irão embora, mas agora que contei pra vocês, me sinto mais aliviada (hehehe). Como eu disse há alguns dias ( aqui ), falar é uma boa terapia.

Até amanhã!
Bjs

2 comentários:

  1. A parte que eu acho mais "legal" da EM é que você não a tem até ter...

    Ou seja a mesma pessoa que te trata mal pode, por ironia do destino, amanha desenvolver EM.

    Que feio ficar pensando nisso né? Mas é legal :D

    Bjaaaum ti amo!

    ResponderExcluir
  2. Bruna, estamos aqui e vc sabe bem disso para evoluir. Como terá sido nossa vida antes desta? se voltamos para crescer, é porque não somos perfeitos e assim sendo temos o direito de errar, mas o melhor de tudo é analisar este sentimento que muitas vezes nos pega de surpresa e não é aquilo que gostariamos de estar pensando. Mas a vida esta ai, e que bom que a passos lentos vamos evoluindo na escala da vida. Talvez demore mas chegamos lá.bjos com muito carinho . te adoro gisela

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.