sábado, 2 de maio de 2009

Ponta de Esperança

Oi amigos, td tranquilo?
Hoje eu estava lendo alguns jornais de saúde na internet (doente é viciado em saúde) e percebi que 2009 tem sido um ano de grandes descobertas na área de doenças auto-imunes graças às pesquisas genéticas e às células-tronco. E o qual é o sonho de todo doente de doença incurável? A cura, lógico.
A palavra incurável assusta. Assusta porque você pensa todos os dias que ela vai estar com você para sempre. Na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe. E não tem essa história de divórcio. Às vezes a Esclerose me "dá um tempo". Mas como quem dá tempo é relógio, ela acaba voltando ao aconchego do meu lar.
O que assusta mais ainda é não saber as consequencias que a doença vai nos trazer ao longo dos anos. Será que eu vou continuar andando? Será que vou continuar trabalhando? Será que vou poder ter filhos? E se tiver, como vou carregá-los no colo?
As dúvidas são inúmeras e surgem a todo momento.
No início deste ano o tio Richard Burt, médico americano, publicou um estudo no qual ele "zerou" o sistema imunológico de pessoas com EM recorrente remissiva (a que eu tenho) e "deu" células-tronco (que tem capacidade de se multiplicar e se transformar em qualquer outra célula do corpo) a esses doentinhos. Depois do transplante, eles foram "curados" (entre aspas porque ainda precisa de mais testes).
Eu achei isso o máximo! Mais massa ainda porque no Brasil já tem uma equipe de médicos da USP de Ribeirão Preto testando o método.
Eu estou bem OK por enquanto, mas nunca se sabe. Esses estudos mostram uma luz no fim do túnel. Uma esperança para muita gente, como eu, como você amigo esclerosado e como você meu amigo que torce pela nossa melhora.
Para comemorar esse estudo (e outros também importantes) estou escutando uma música linda do Lulu Santos que diz assim: "Existirá e toda raça então experimentará, para todo mal, A CURA".
Não sei se para todo mal existirá a cura, mas eu continuo tendo uma ponta de esperança.

Até amanhã!
Bjs

P.S.: Para saber mais sobre células-tronco, clique aqui .

2 comentários:

  1. células tronco, segundo meu ver, não entendo nada de medicina,mas acredito sim será a cura de muitos problemas que atingem a humanidade. sempre haverá a cura para todos os problemas, dependerá do próprio homem ir em busca desta soluçaõ. com certeza vc será mais uma beneficiada. bjos querida td de mom para vc. bjos gisela

    ResponderExcluir
  2. sim Bruna ainda veremos a cura da E. M.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.