sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aplausos para a vida

Oi gentes, blz?
Há alguns dias vi uma propaganda muito legal na tv e quero dividir a mensagem com vocês.
O vídeo está logo ali abaixo, mas pra quem não for ver, ele mostra uma bolinha de papel com a legenda: Bolinha de Papel feita pelo Jonathan, 14 anos, atraso do desenvolvimento psicomotor. Depois, mostra um aviãozinho de papel com a legenda: aviãzinho feito pelo Matheus, 15 anos, síndrome de Kabuki. Depois mostra um desenho com a legenda: desenho de uma árvore feito pelo Lucas, 15 anos, atraso no desenvolvimento psicomotor. A cada objeto que aparece, escuta-se muitas palmas. A propaganda finaliza com as frases: Qualquer coisinha para nós é uma festa. Inclusive a sua doação. Kinder, Centro de Integração da Criança Especial.
Achei a propaganda muito boa. A maioria das pessoas "normais" não entendem que para quem não está caminhando, dar um passo é uma realização muito grande.
Lembrei de quando eu consegui voltar a comer sozinha depois de um surto violento que tive há alguns anos atrás. O dia em que eu consegui pegar a colher e levar com comida até a boca sozinha foi a maior realização da minha vida. Nunca vou esquecer daquele momento mágico em que meus olhos se encheram de água por eu perceber que aos pouquinhos eu ia voltar a viver.
E assim, aos poucos eu voltei a comer sozinha, a dar mais passos que do quarto ao banheiro, e aos poucos voltei a ser essa guriazinha serelepe de sempre.
Na verdade eu nunca mais fui a mesma, e agradeço por isso. Porque eu aprendi a valorizar cada passo que eu dou. Aprendi a valorizar pequenos momentos simples da vida, como levantar sozinha da cama. Tomar banho sozinha. Viver de forma independente.
A minha vida é cheia de obstáculos, e cada obstáculo que eu passo é uma vitória.
É aquela velha história de só se dar valor ao que se tem quando se perde. E quando se consegue essas coisinhas de volta, é sempre uma festa.
Talvez venha daí parte da minha felicidade. Apesar de existir milhares de coisas que eu não consigo fazer, existem outras milhares que eu consigo, posso e faço muito bem. O negócio é dar valor às coisas que a gente pode e não lamentar pelo que não pode. Ao ficar se lamentando, a gente deixa de ver as coisas boas da vida. E não venham me dizer: ai, minha vida não tem nada de bom. Peraí, alguma coisa boa tem. Cata bem catadinho que você vai achar.
Vamos começar a aplaudir nossas pequenas coisinhas boas do dia a dia.
Aproveite o vídeo:





Para ajudar a Kinder, visite o site: http://www.kindernet.org.br/

4 comentários:

  1. Bruna, enquanto lia, minhas lágrimas caíam. Caiam de felicidade por estar lendo algo tão real e normal. Vc sabe, hoje já estou caminhando, certa dificuldade, dor mucular por ter ficado ete tempo praticamente sem andar. Sabemos dos nossos limites. Sabemos dos nosos momentos. Sabemos da Vida. Mas ´s a entendemos mesmo quando sentimos. Dá uma força tão grande e vontade de lutar. coragem para saber que mais um passo a cada segundo será uma medalha de ouro para nossa vida. Existem aqueles que não podem mais fazer quase nada, mas mesmo assim valorizam o fato de poder ter amigos a seu lado, uma familia que te ama e demonstra este afeto, não só com bens materias. Mas aquele colino, aquele abraço,aquele beijo? Onde esta a força dos que não ten nada disso. Deus sabe, e nossa prova faz com que valorizemos todo momento. Agora amiga, estou na internet, pq meus amigos são os internautas. Desde que estou em casa, poucas pessoas vieram me visitar . Estou sem empregada, mas estou me virando do jeito que dá.Mas como sempre fui inquieta, estou feliz de poder fazer as coisas, e poder chegar a hora de ver meus filhos chegando e podermos conversar. Admiro vc demai Bruna, cada dia vc estará melhor, e mais feliz. Vamos lutar pelas nossas causas, e com certeza seremo um a mais na multidão ea gritar: Eu consegui!!! Bjos te amo. Gisela

    ResponderExcluir
  2. Uma graça você! Meus filhos precisavam lhe conhecer para aprenderem a dar valor às pequenas coisas. Aqui todos nós temos um humor horrível. Que tal família mal- humorada? Pois é... Sei que apesar de meus 53 anos, tenho muito o que aprender. Parabéns aos seus pais, por terem você como filha. Abraço. Tia Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  3. Bruna
    Leio seu blog todos os dias... Hoje é a primeira vez que participo..
    Você é uma vencedora, um exemplo se superação!!!
    Gostei muito da forma como colocou as superações e dificuldades que enfrentou, isso me fez rever muitas coisas, pois sou uma pessoa saudavel e tenho tudo de bom, mas sabe quando parece que falta algo? Pois é, acho que o que falta é ver as coisas de maneira diferente, dar valor as pequenas coisas, assim como vc faz...
    Obrigada pela lição de hoje...
    Torço muito por ti

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, lindos comentários.
    É isso aí, vamos aproveitar o que temos e ir um passo de cada vez. Todos temos muito a aprender sempre, e é isso que faz a vida tão bonita: aprender sempre, crescer sempre, viver sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.