quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Espera que o sol já vem

Oi gentes, blz?
Na última semana li duas notícias que me deixaram muito feliz.
A primeira foi sobre uma possível cura, ou pelo menos uma caminho para a cura da AIDS. A AIDS é uma doença provocada pelo vírus HIV. Alguns portadores do vírus não desenvolvem a doença com a ajuda de um coquetel de remédios especiais. Ainda assim, a qualidade de vida do portador do HIV é bastante diminuída. Após aaaaanos estudando essa doença que já matou e continua matando milhões de pessoas pelo mundo todo, cientistas americanos identificaram novos anticorpos contra o HIV. Assim, descobrindo quais os "soldados do corpo" que matam o vírus, será possível a produção de uma vacina contra ele.
Já imaginaram, um mundo sem AIDS?
Eu, que já convivi com portadores de HIV e aidéticos, e tive a tristeza de receber a notícia da morte de amigos e conhecidos por conta desse vírus, fiquei muito feliz com essa notícia.
Além da vacina do HIV, também vi uma notícia sobre a descoberta de genes ligados ao Alzheimer, doença degenerativa, mais comum em idosos, que provoca demência. A doença de Alzheimer atinge milhões de idosos pelo mundo afora, e com o "envelhecimento do mundo", estima-se que cada vez mais, mais pessoas terão a doença de Alzheimer. Mas a notícia dessa semana mostra uma pontinha de luz no fim do túnel: "Primeira descoberta genética sobre a doença em 16 anos pode abrir caminho para novos tratamentos". Massa também né?
Mas, além de essas notícias serem boas pra quem sofre dessas doenças e pra que diminua o número de doentes de AIDS e Alzheimer, essas notícias mostram que as pesquisas médicas tem avançado muito.
Com as pesquisas genéticas e de células tronco, cada vez mais teremos curas pras doenças que nos atormentam, incomodam e aterrorizam. E, porque não, teremos a cura para Esclerose Múltipla? Eu acredito muito nisso.
Sei de gente que acredita numa teoria da conspiração, de que não descobrem as curas pras doenças porque os laboratórios ganham dinheiro com isso e blablabla. Mas já pensaram em quanto esses laboratórios vão ganhar ao descobrir curas pra essas doenças? Muito mais do que com as vendas de remédinhos. Além do que, doenças sempre existirão e eles sempre terão remédios pra fazer, doenças pra pesquisar, etc.
Essas 2 notícias são pontas de esperança pra gente como a gente, que vive ou convive com doenças, luta contra elas e acredita que tudo vai dar certo. Hoje o pode estar chovendo, fazendo raios e trovões, mas como diria o poeta Renato Russo: mas é claro que o sol vai voltar amanhã mais uma vez, eu sei. Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã. Espera que o sol já vem.

Até amanhã!
Bjs

Em tempo: a última frase vale também pras pessoas que hoje estão sofrendo com os vendavais e temporais aqui no sul do Brasil. Amigos, tudo passa.

8 comentários:

  1. Eu gosto de uma frase que dizem que foi dita pelo Dr. Dráusio Varella.
    "No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de seios grandes e velhos de pinto duro, mas eles não se lembrarão para que servem."

    Mas pelo visto o pouco que esta sendo investido já traz resultados, se não descobrirem a cura para a EM, que pelo menos descubram um remédio que reduza significativamente os sintomas, já seria ótimo heim?

    Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Bruna, nao tenho escrito pra voce mas tenho lido seu blog desde sempre, desde "que eu te conheco". tenho acompanhado as noticias e comentarios seus, que servem de inspiracao e exemplo pra mim.
    Tomara que voce se encontre muito melhor e tenha passado sua incomodidade. To torcendo por voce. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ola Bruna tudo bem?!enfim, adoro seu blog ainda mais agora que como ja havia te dito descobri que tenho EM ... vc ja fez uso de interferon?meu medico falou que irei precisar fazer us desse medicamento mais estou com muito medo de ficar dependente dele p toda a vida....pode me ajudar?!
    muitissimo grata
    bjs thay

    ResponderExcluir
  4. Oi Luis, também te acompanho sempre no blog. Obrigado pela força!

    Thay, fico super feliz que gostes do blog. Sobre medicação, tem dois textos que já escrevi, dá uma olhada:
    http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/04/bye-bye-remedios.html
    http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/07/respire-fundo.html
    http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/06/acreditem-nas-criancas.html

    Qualquer dúvida ainda, me manda por mail, ou comenta nos próprios posts q eu respondo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oi Bruna li seus comentarios...juro que nao sei que decisao tomar...durmo e acordo pensando nisso...seria possivel entrar em contato com vc por telefone..porfavor...
    meu email: rocha_melo@hotmail.com

    beijos
    Thay

    ResponderExcluir
  6. Bruna tu tens um dom incrível para escrever, mas por favor incentive as pessoas a acreditarem em seu médico deixe os comentários pessoais teus sobre as medicações que tu já tomou e não deu certo para ti, cada um tem o direito de descobrir sozinho sem opiniões transversas o que é melhor para si, e de uma maneira ou outra tu induz a pessoa a pensar como tu pensas, ainda mais que quando descobrimos que temos E.M. muitas vezes o mundo cai é uma nova vida, pense todos querem acreditar em algo,tu és uma ponte entre nós e a doença, tenho certeza que se por exemplo tu dissesse: Olha gente parem de tomar tais medicações..... que não ajudam em nada para esclerose,com certeza muitos iriam com tu nesta, pense existem coisas que são pessoais, por mais que temos a liberdade de expressão, não temos o direito de manipular pensamentos.Mesmo assim continuo achando tu um ser muito iluminado, aceite isto como algo de bom não como algo de desprezo pelo que tu escreves. Sucesso guria, e que Buenos Aires esteja presente sempre em tua vida.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos elogios. Realmente, eu sei que posso influenciar algumas pessoas. De qualquer forma, esse blog é um diário da minha vida, e aqui conto as experiências que eu tive e minhas opiniões pessoais mesmo. Não sou contra nenhum tratamento, apenas conto o que já fiz e como me senti. Obrigado pela sua opinião.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, vou esperar o post sobre aquilo que conversamos por email, lembra ??? beijo. Eugenia , de Brasilia

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.