sábado, 31 de outubro de 2009

Dias das Bruxas, do Saci e de quem mais quiser...

Oi amigos, blz?
Yo no creo en brujas, pero que ellas hay, ellas hay!
Quem nunca escutou essa frase hein?
Pois é, hoje, no mundo todo, comemora-se o dia das bruxas, ou melhor, o Halloween. Quem fez curso de inglês quando era pequeno deve ter na lembrança as festas fantasiados de bruxos, bruxas e mortos-vivos, com todas aquelas guloseimas, brincadeiras e histórias de terror. Eu lembro, e gostava bastante.
Aqui no Brasil não temos essa tradição. Quer dizer, mais ou menos. Porque dia 2 tem o feriado de Finados, que nada mais é que lembrar-se daqueles que já se foram. Na origem, o Halloween é a "noite sagrada" (Hallow Evening), a noite em que as famílias lembram-se dos seus mortos com amor e celebração à vida que eles tiveram.
Hoje virou uma festa de crianças que comem doces até carear os dentes e ter dor de barriga. E claro, o dia das bruxas.
Mas porque lembrar do Halloween se a gente nem comemora essa festa aqui nos trópicos brasileiros?
Aí que vem a surpresa. Os brasileiros, muito criativos que são, pensaram: já que não é nossa tradição essa coisa de lanterna de abóbora, não queimamos bruxas em fogueiras (pelo contrário, bruxa aqui é exaltada), vamos fazer desse dia o dia dum personagem tão curioso quanto bruxas e afins. Assim, criou-se o Dia do Saci.
Pois é, hoje, além de Dia das Bruxas no resto do mundo, é o Dia do Saci no Brasil. O dia do personagem malacabado, rengo, sem perna e tinhoso mais famoso do folclore brasileiro.
Depois dizem que brasileiro é preconceituoso. Qual é o país que criou um dia prum personagem deficiente físico? E mais, em que outro país existe um personagem deficiente tão amado e lembrado quanto o Brasil?
Hehehehehehehehe
Pois é. E tem gente que só porque tem uma deficiência diz que não pode fazer nada. Vai ver tudo que esse Saci faz e já fez por aí em suas histórias. Ele é danado de tinhoso, e ativo que só. Desgruda a bunda do sofá e vai aprontar também!
Aproveite dia de hoje, faça suas bruxices e peraltices.
Muitas gostosuras à todos!
Até segunda-feira!
Bjs

Dica de filme: como eu adoooro a turma do Peanuts (é a do Snoopy), já vi trocentas vezes e recomendo o filme It's the Great Pumpkin, especial de Halloween dessa turminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.