segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ler é um ótimo remédio

Oi amigos, blz? Foi bom o findi?
Hoje estou super animada. Hoje começa aqui em Passo Fundo a 13 Jornada Nacional de Literatura (http://www.jornadadeliteratura.upf.br/2009/). Vocês já estão cansados de saber que eu adoooooro o mundo dos livros. Vivo lendo alguma coisinha. Então a semana em que muitos escritores fantásticos se reúnem na minha cidade para discutir a literatura e os meios de comunicação é um momento muito massa mesmo.
Pra quem nunca ouviu falar, Passo Fundo, essa cidadezinha no interior do RS, onde eu vivo, é a Capital Nacional da Literatura, e ela recebeu esse título por fomentar a leitura e por ter o maior indíce de leitura no Brasil.
A Jornada acontece a cada dois anos. Mas entre uma Jornada e outra, diversos eventos são realizados todos os meses para que as pessoas continuem o trabalho começado na Jornada, ou seja, ler muito. Nesse ano, espera-se mais de 22 mil pessoas no evento.
Além de ficar essa semana inteira cheirando livros novos e com descontos (e obviamente comprando livros) vou poder passar os dias conversando com autores que eu adoro, escutando mentes brilhantes e ótimas histórias. Claro, vou contar aqui pra vocês.
Eu acho que os livros são ótimos remédios para nossa alma. Porque para ler não se precisa ter preparo físico nem força, apenas força de vontade. Não precisa ter muuuito dinheiro (tem muito livro baratinho e bom por aí), não precisa ter uma saúde esplêndida. Precisa apenas saber ler.
Lendo a gente viaja pelo mundo inteiro, e até em outros mundos e galáxias. Aprendemos com as histórias de vida dos outros e vemos que, assim como os personagens dos livros, podemos escolher ser o herói da história e temos capacidade para fazer mais do que imaginamos.
Você tem preguiça de ler? Compre um aúdio livro. Eu não gosto muito, mas é uma forma de deixar a imaginação viajar por aí, ouvindo uma boa história. E como, às vezes, a visão do esclerosado fica meio embaçada, o aúdio livro passa a ser uma solução.
Fora isso, quando estamos lendo, mergulhados em histórias, filosofias e teorias, não pensamos nas agruras da vida, nas dificuldades, nos problemas, nas tristezas.
Para mim, ler, além de me ensinar, é uma terapia e tanto. Experimente você também.
Até amanhã!
Bjs

Dica de livro: O Rio do Meio - Lya Luft

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.