sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Não sei meditar

Oi amigos, blz?
Depois dos últimos textos recebi alguns emails perguntando como eu podia ser tão calma.
Bem se vê que não me conhecem. De calma eu não tenho nada.
Sou super ansiosa. Ansiosa e elétrica. Não consigo ficar fazendo nada. Não consigo nem me imaginar meditando. Me dá agonia. Mas, apesar disso, aprendi uma coisa: o que não tem solução, solucionado está.
Assim. Se o problema não tem solução, não adianta eu me lamentar, ficar nervosa, quebrar a cabeça e ter úlcera tentando solucionar. É assim com a EM. Não adianta eu xingar o mundo, chorar o dia todo, ficar me lamentando ou fazer de conta que o problema não existe. Ele existe. Está ali. Mas eu não posso fazer nada para me curar. Então, se o problema não tem solução, ok, vou viver com ele.
E com os problemas que tem solução, serão solucionados. Claro, serão solucionados se a gente se acalma e tenta resolver a situação. É o caso de solucionar o como viver com o problema.
O problema existe, ele está ali e você tem que conviver com ele. Então, o negócio é sentar, parar e pensar no como fazer isso.
Temos que pensar em como viver tendo EM e não ficar com depressão, estresse, ou síndrome do "doente-vítima".
E é isso que eu faço. Não posso me curar. Mas pensar em como viver bem com a EM.
Calma, eu? Acho que não. Mas, apesar da minha ansiedade, consigo parar pra pensar no que fazer. Consigo olhar pra situação de forma racional e realista. Assim, vou tocando minha vida, com todos os perrengues que ela me dá, sem precisar ser um monge budista.
Talvez um dia eu tente fazer meditação. Mas essa coisa de "pensar em nada" me parece estranho. E ouvir meu eu interior? Deus o livre. Já imaginou o que eu posso dizer pra mim?
Até amanhã!
Bjs

Obs: Não tenho nada contra meditação, pelo contrário, admiro quem consegue fazer. Eu é que não tenho essa "habilidade" ainda.

7 comentários:

  1. Também não tenho nada contra, mas me dá uma irritação, uma falta de paciência esse negócio de meditação. Acho super legal, mas não consigo de maneira alguma meditar. Bem que eu já tentei...
    Um ótimo fim de semana pra vc Bruna!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe você não medite porque ainda é jovem, talvez meditação seja coisa de gente um pouco mais madura, digamos assim, mas quem sabe um dia, não? Tudo tem seu tempo certo. Mas meditar é legal e faz bem. Abraço. Lourdes Dias

    ResponderExcluir
  3. "ansiedade e preocupação", características de portador de EM.
    anonimo 2

    ResponderExcluir
  4. Pode ser Lourdes, mas como disse a Regina, me falta paciência. E pelo histórico das mulheres da família, vai ser assim por muito tempo... hehehe
    E se eu já era ansiosa e preocupada antes da EM, imagina agora? hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bruna,
    meditar não tem precisa de paciência nem de receita.(Na boa, :-) eita pré-conceito, pré-juízo...)
    Meditar não é forçar o cérebro a ficar sem prensar, isso é anti-natural.
    Meditar é uma atividade natural do cérebro humano.
    Antes de meditar é interessante aprender a 'virar os sentidos para dentro'.
    No começo, é bom ter alguém que nos conduza a este estado, pois é delicado desligar do mundo de fora.
    Pode ter umas pistas em:
    http://experimentexto.blogspot.com/search/label/%C4%81sana
    +
    http://experimentexto.blogspot.com/2009/01/zen.html
    AbraçOM,

    ResponderExcluir
  6. Onde se lê:
    'Meditar não é forçar o cérebro a ficar sem prensar, isso é anti-natural.'
    Leia-se:
    'Meditar não é forçar o cérebro a ficar sem pensar, isso é anti-natural.'
    Completando:
    Meditar é um jeito de prestar atenção.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.