segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Derretendo

Oi amigos, blz?
Estou aqui, na frente do meu ventiladorzinho, tentando aplacar o calor de "30 e todos" graus que está fazendo nesse feriado.
Se você é novo nessa doença, deve estar estranhando as molezas que vem junto com o verão. Mas não se preocupe. Acontece com todos nós. Aliás, moleza num calorão desses é normal com todo mundo, esclerosadinhos ou não.
Entretanto, o calor pode aumentar bastante os sintomas da EM. Sintomas como alterações de visão, formigamento, fadiga muscular e falta de coordenação são sintomas clássicos da EM que podem piorar muito com o calor.
Parece coisa de gente chata e indecisa: um dia reclama do frio, daí esquenta e reclama do calor. Mas é isso mesmo. Calor e frio em excesso são péssimos. Pelo menos pra mim. O ideal é aquele clima de meia estação. Quente o suficiente para usar pouca roupa e frio o suficiente para não ficar molhada de suor.
Como sempre tive "ataques" de queda de pressão, nunca fui muito fã de lugares como saunas, piscinas térmicas mega quentes, banheiro cheio de bafo do chuveiro e sol direto. Agora, muito menos. Porque hoje, além de correr o risco de desmaiar com a pressão lá nos pés, fico moleeeeenga e meio "inútil".
Conselho pros esclerosados: evite ambientes muito quentes, pegar sol direto, câmara de bronzeamento, saunas, piscinas com temperaturas acima de 25 graus, enfim, evite ficar muito tempo em lugares que você passe muito calor.
E mais, tome bastante líquido, coma comidas mais leves, refresque-se e, quando se sentir fadigado, pare, sente e espere o cansaço passar. Quanto mais você forçar o corpo a fazer algo que ele não está apto a fazer, mais você estará judiando dele.
Agora vou para a fase 3 do meu programa para refrescar o corpo e a cuca. O primeiro foi comer picolé de limão (adoooooro). O segundo, ligar o ventilador. Agora, vou tomar uma cervejinha estupidamente gelada. Tin-tin!
Até amanhã!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.