quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lar, louco lar


Oi amigos, blz?
Em 30 dias fui e voltei 4 vezes à Porto Alegre e 2 vezes pra Florianópolis. Pelos meus cálculos fiquei dois dias e meio na estrada. E agora estou de volta ao meu lar, doce, louco e maravilhoso lar. Sim, foi cansativo. Mas mesmo que eu não entre em nenhum dos programas de mestrado que me inscrevi, valeu a pena.
Conheci muitas pessoas, aprendi muito e me diverti. Nessas idas e vindas, ontem aconteceu algo muito especial. Conheci uma leitora do blog.
Aconteceu mais ou menos assim: ela viu que eu iria à Porto Alegre, me mandou um e-mail, trocamos telefones e ontem, depois da entrevista, tive o prazer de conhecer a Letícia e tomar o melhor capuccino que já tomei na vida (quem for na Famecos tem que experimentar). Foi uma hora de altos papos com a minha mais nova amiga de infância...hehehe
Eu queria poder um dia conhecer cada um de vocês que lê, comenta e participa da minha vida através dessa maravilhosa tecnologia, a internet.
Mudando de mala pra sacola, hoje, tomando meu cafezinho depois do almoço e vendo o Jornal Hoje, vi uma notícia que infelizmente não foi uma surpresa: 61% dos novos médicos não sabem identificar sintomas da gripe suína. Quem disse isso foi o Cremesp, Conselho de Medicina de São Paulo, que aplicou uma prova de conhecimentos básicos a alunos do último ano de medicina. Essa prova não é obrigatória nem pré-requisito pra exercer a profissão. E tem baixo índice de participação dos alunos e escolas de medicina.
Aí, eles ficam dando a desculpa que só os alunos ruins foram fazer a prova. Mas então, já que todos os outros são tão bons, vão fazer esse tal exame e mostrar pra população brasileira que a gente pode confiar nossa saúde a vocês.
Eu já contei aqui da minha catapora que foi diagnosticada como sarna. E conheço outras histórias piores, em que o paciente correu risco de morte. Eu sei, existem ótimos médicos. É assim em todas as profissões. Existem profissionais bons e ruins. Mas como é que a gente vai saber quem é quem se não temos conhecimento na área?
Se eles não sabem identificar uma catapora, uma gripe e coisas simples e recorrentes, imagina só se vão saber o que é Esclerose Múltipla.
Parabéns aos médicos que exercem sua profissão de forma exemplar, preocupando-se com o paciente e com a vida alheia. Aos outros, por favor, não brinquem com a vida dos outros.

Até amanhã!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.