quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

De boca limpa

Oi gentes, blz?
Tenho pesquisado algumas novas terapias e terapias alternativas pra contar aqui pra vcs. Mas, como não gosto de falar bobagem ou sobre coisas que não sei, estou lendo bastante pra passar informações corretas e confiáveis, além da minha opinião (que pode ser considerada certa ou errada, depende do ponto de vista).
Bom, mas nas minhas andanças pela net em busca de informação, me deparei com uma que achei importante: escovar bem os dentes pode fazer diferença nos sintomas de EM.
Escovar os dentes é uma questão de higiene necessária pra qualquer pessoa no mundo. Ou alguém aí quer perder os dentes ou ter bafo?
Mas, pra quem tem EM, a gengivite pode agravar sintomas. Isso porque, uma "bactéria ruim" que está no seu corpo, pode ativar o sistema imunológico e piorar doenças autoimunes. Pra EM, isso pode teoricamente representar uma piora nos sintomas de EM.
"Para testar essa teoria, pesquisadores conduziram um experimento com uma bactéria comum, Porphyromas gengivalis (que causa gengivite). Sabe-se que essa bactéria produz um lipídio que pode provocar o sistema imunológico a agir. Os pesquisadores injetaram o lipídio em um rato, portador de uma "versão de EM em ratos". Os sistomas desse tipo de EM pioraram." (fonte: about.com multiple sclerosis)
Não fizeram essa experiência em seres humanos. Mas, por via das dúvidas, é melhor caprichar na limpeza oral. Claro, isso é importante pra quem não tem EM também.
Algumas atitudes podem ajudar na saúde bucal. Uma delas, obviamente, é visitar seu dentista periodicamente (eu vou 2 vezes por ano). Assim ele vê como está a situação da sua boca, vê o que precisa fazer, etc. E seu dentista pode dizer outras coisas que podem acontecer caso você não escove os dentes.
Outra coisa a se fazer é escovar bem os dentes após as refeições e usar o fio dental, pra evitar a placa bacteriana. Eu confesso que detesto passar o fio e tenho preguiça. Acho que é algum tipo de trauma dos dois anos de uso de aparelho. E também confesso que morro de preguiça de escovar os dentes antes de dormir. É que normalmente eu janto, escovo os dentes e vou deitar. Mas depois de deitar acabo comendo alguma coisa a mais e fico com preguiça.
Mas fazer o que se é necessário. Meus dentes são limpinhos e livres de cáries e blablabla, mas vou dar uma caprichada maior.
Ah, e é bom usar aqueles enxaguantes bucais na última escovação do dia (meu dentista recomendou).
Quero ver todo mundo de boca limpa.
Até amanhã!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.