terça-feira, 12 de julho de 2011

Relatividade

M.C. Escher
Oi gentes, blz?
Fiquei pensando sobre o último post... e além de descobrir uma outra coisa que a EM me ajudou a aprender, lembrei que na verdade, tudo na vida é relativo.
Primeiro, a minha "descoberta": A EM me ajudou a aprender a me frustrar e passar pelas frustrações "inteira". É gurizada, a vida é assim mesmo, cheia de frustrações e decepções. A EM me ajudou a compreender isso lá com meus 14, 15 aninhos. O que talvez tenha me ajudado a fazer as escolhas que fiz e faço hoje.
Bom, a segunda questão é a relatividade.
Já devo ter dito em algum momento por aqui aquela história de que, se você colocar um óculos com lente vermelha, vai enxergar tudo vermelho. Ou seja, pra quem olha pra doença e só consegue ver desgraça, pode ser uma questão de mudar a lente. Mudar o ponto de vista.
Tem gente que diz por aí que eu vejo a vida muito em "cor de rosa", querendo dizer que eu só vejo as coisas boas... Bueno, bem se vê que essas gentes não me conhecem...hehehe
Na verdade, bem da verdade, eu vejo a vida em multicores. Um arco-íris. Uma misturança de todas as cores. Porque é isso que ela é: nem sempre tranquila, nem sempre conturbada. O que eu prefiro é olhar a obra por todos os lados. Tentar descobrir o que tem escondido em cada cantinho dela. Ou vocês não concordam comigo quando eu acho que a vida pode ser comparada a uma obra de Escher? (Essas figuras que coloquei ilustrando o texto de hoje. Adoro ele! Um gênio!).
Pois é... EM é ruim? É! Uma bosta até eu poderia dizer. Mas que tem seu outro lado, ah...isso tem!
Talvez essa minha "mania" de ver os múltiplos lados da situação seja uma defesa minha, tentando me convencer de algumas coisas. Mas, até esse tipo de visão tem seu lado ruim. Assim como tendo (ou pelo menos tento) a ver o lado bom das coisas normalmente consideradas ruins, acabo desconfiando de tudo que se apresenta como muito bom.
Ou seja, tudo na vida é relativo. Quer dizer, depende da relação que você faz entre as coisas.
Sou gorda ou sou magra? Sou rica ou sou pobre? Sou feia ou bonita? Sou feliz ou infeliz? Sou doente ou saudável? Estou bem ou estou mal?
Depende a que você relaciona cada uma dessas "categorias"... Se eu considerar que bonito é ser loira, alta e magra, bom, jamais serei bela. Mas, como essa não é minha referência de "buniteza", não é essa a relação que eu faço entre a palavra bonita e a imagem de bonita, me vejo bonitona. E a quem interessar possa: feliz, saudável e muito bem, obrigado.
Tudo depende de onde você decide olhar.
Até mais!
Bjs
Onde começa e onde termina?

8 comentários:

  1. Bruna, você é demais, amo sua maneira de ver a vida, sabemos que a E.M. não é um mar de rosas, mas nós podemos colher as rosas que quisermos no oceano que criamos para nós.A vida tem as cores que deixamos entrar em nossa alma, vc faz a gente ser mais gente é assim que sinto, vivo e amo a vida pois ainda acredito que amanhâ será um novo dia, continue assim, com este Dom divino que tens de encantar as pessoas com palavras tão amáveis. Ra

    ResponderExcluir
  2. Ola, meu nome é Matheus e hj granças a um programade tv percebi que os sintomas que sinto ja a algum tempo podem ser de EM. fuçando na net, procurando informações sobre o assunto encontrei teu blog...tentei entrar em contato com teu e-mail mas naum consegui. Gostaria de saber mais sobre como foi tua descoberta. Abrass espero contato. e-mail:matheusmed82@yahoo.com.br Abrass

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!!!
    Lindo post... amei!

    Pois é... É tudo uma questão de ponto de vista.

    Adorei as gravuras de M.C. Escher.

    Beijos com carinho,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna!
    Descobrir o teu blog foi bem legal. Eu sou jornalista e também moro em Porto Alegre. Em fevereiro recebemos o diagnóstico de EM do meu marido, que tem 30 anos. Para nós, recém-casados, foi um choque. Eu, que ainda não sei muito sobre a doença, fico meio perdida e ainda vejo a desgraça em tudo. Preciso me informar mais para entender que meu marido não vai morrer de uma hora para outra (meu único medo). Parece que preciso me cercar de gente que me diga o tempo todo: "hey, ele vai viver muito tempo ao teu lado!". Eu amo demais meu marido e estou no barco para ajudar ele em qualquer coisa, por isso ler o que escreves me ajuda a ver que podemos passar por essa, sim. Obrigada mesmo por expor teus sentimentos por aqui. Isso ajuda gente que tu nem imagina. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Só pra esclarecer a Gabi: seu marido pode até ficar mal com a EM, mas não morre não. A EM não é letal. Então, pode respirar mais tranquila...hehehehe. Hey, ele vai viver muito tempo ao teu lado!!!
    Qualquer coisa, me escreve: bruna.rochasilveira@gmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna,
    Leio sempre seu Blog, e sempre saio feliz, hj então... gosto do jeito que você encara a vida,
    isso deixa a gente mais tranquila e feliz de saber
    que, como diz o anônimo "nós podemos colher as rosas que quisermos no oceano que criamos para nós".
    Beijos,
    e continue essa menina alegre e positiva.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna,
    Também tem pouco tempo que encontrei seu Blog,aliás um grande achado para mim!!!Após ter lido alguns textos fico na expectativa do próximo...curiosa para saber do que irá tratar no texto seguinte.
    Quero agradecer por fazer parte da minha vida e pela amizade, apesar da distância!!!
    Ótima semana para você e para todos os leitores\o/\o/!!!
    Abraços,
    Débora Miranda

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!
    Obrigada por responder meu recadinho!
    Hoje estou bem melhor! Segunda fui ao parque de diversoes dessas exposiçoes do interior(olha o mico)e gritei muito na montanha russa e uns brinquedos com looping! Dancei bastante tb!!!kkkk Extravasei!!! Me fez um bem!!!! Ontem foi minha primeira injeçao e ate q foi td bem: febre, dor de cabeça e enjoos! Confesso que estava com um medinho!!!
    Agora eu decidi viajar!!!Decidi olhar o ponto de vista:"vamos aproveitar melhor o tempo" Q loucura! To me sentindo sua amiga!

    Como vc esta? Esta se recuperando bem?!
    Carla

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.