domingo, 3 de julho de 2011

Xô preconceito

Oi gurizada, blz?
Essa semana fiquei muito puta com uma situação absurda (pelo menos pra mim).
Não me entra na cachola como é que alguém nesse planeta pode ainda ser racista. Sério. Acho o cúmulo.
Mas vamos a situação. Um colega, contando sobre uma viagem ao exterior (mais precisamente a Paris, mon amour) falava dos encantos da cidade e, quando disse que ganhou ajuda duma pessoa lá pelas ruas da Cidade Luz, soltou essa: era um rapaz moreno... negro na verdade... ele foi me levando e eu fiquei com medo que fosse um assalto. Não sabia que tinha tanto negro em Paris.
O queeeeeeeeeeeeeeeeeeee cara pálida? Me caiu o cu da bunda com essa... porque foi com um tom de racismo mesmo que o cara disse...
Alguém me explica como é que alguém pode se achar superior que outros por causa da cor da pele?
O que ocorreu depois disso na aula, não vem muito ao caso. Mas fiquei pasma. A única pessoa que ajudou o cara foi um rapaz negro e ainda assim, ele faz um discurso como se isso fosse algo extraordinário. Vai entender o que se passa na cabeça de um racista preconceituoso. Pior, conversando com esse meu colega, ele não se acha racista, "só não está acostumado com essas atitudes vindas de negros"...
Fiquei mais puta ainda né!
Pensando bem, as pessoas costumam se achar melhores que as outras, ou porque tem mais dinheiro, ou porque vivem em tal bairro, ou porque tem uma aparência mais bonita, ou porque estudam sei lá onde, ou porque tem os dois braços e as duas pernas, e a lista segue...
Aí você vai dizer: ah, mas eu tenho mais habilidade que os outros pra fazer tal coisa...
Ok, habilidade é uma coisa, superioridade é outra. Principalmente nessa situação, quando se mede superioridade moral, em que uma criatura se acha mais humana que a outra por causa da cor da pele.
Não entendo essa "hierarquia de humanidade" que algumas pessoas tem na cabeça. É uma coisa tão ridícula, mas tão ridícula e ignorante, que me deixa puta da cara mesmo.
Me sinto ofendida com esse tipo de situação.
E vamos combinar, honestidade e caráter independe se você é branco ou negro, deficiente ou não, rico ou pobre, bonito ou feio...
Xô preconceito!
Um bom início de semana a todos!
Bjs

P.S.: sim, sou muito fã das campanhas do Toscani para a Benetton.

4 comentários:

  1. Oi Lindinha!!!

    As coisas evoluem (+ou-,né?!!): a medicina, a robótica, até os conceitos, mas os preconceitos... estes parecem estar chumbados e muitas vezes camuflados nas cabeças da maioria das pessoas. É triste, muito triste...

    Gostaria de saber quem deu para algumas pessoas o direito de se acharem melhores que os outros.
    Prá mim, "arrogância" (éca...) é pobreza de espírito.
    Estou contigo Bruna... "XÔ PRECONCEITO!"

    Uma ótima semana prá ti e finzinho de domingo também!!!
    Beijos com carinho
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    Pois é, pior que ter o preconceito é não se perceber assim. Só mudamos algo, em nós e na sociedade quando ficamos incomodados com o absurdo da situação. Se essa pessoa (e estou falando da maioria dos cidadãos deste mundo) acha normal essa falas e essas posturas somente (no caso) porque o outro tem uma cor de pele diversa, então realmente a verdadeira democracia racial ainda está muito longe de acontecer... É triste, mas é verdade. Sinto muito isso na escola se refletindo com as crianças (do infantil). A sociedade vomita um monte de besteiras em cima delas e elas já começam a reproduzir essas coisas indignas desde muito cedo......
    É deprimente, mas é importante sempre abordarmos isso, pois os direitos humanos (direitos e garantias básicas do cidadão) tem que ser para TODOS.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Paris é o lugar da diversidade,essa pessoa deveria viajar mais para ver como pensa pequeno.
    Bjs Bruna.
    Fran Cristófoli

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.