quinta-feira, 29 de maio de 2014

Um dia...


Oi gentes, tudo bem com vocês?
Ontem foi o Dia Mundial da EM, tema do último post. Acabei não escrevendo nada porque estava ocupada, me divertindo... mas aí resolvi escrever hoje pra falar mais sobre a campanha Um dia...
O tema desse ano é Um dia as coisas serão diferentes. Diga você o que será diferente um dia em sua vida.
É engraçado como eu pensei em várias coisas e quase nada ligada a EM... a EM me afetou demais o dia a dia. E continua afetando... mas não sei se eu não ter EM faria da minha vida algo muito diferente não.
É verdade que eu não me dedicaria a esse blog, por exemplo. Mas eu certamente teria outro, ou outros. Eu não estaria envolvida com as associações de pessoas com esclerose múltipla, mas estaria em outras. Eu não ficaria de cabelo em pé ao olhar a minha agenda e pensar que preciso coordenar todos os compromissos com a fadiga e os sintomas que aparecem de repente. Mas acho que minha agenda não teria menos compromissos de qualquer forma.
Então, quem sabe, talvez um dia, eu seja mais organizada com tudo isso.
Um dia, talvez, eu consiga organizar os furacões na minha mente. E consiga organizar o tempo, pra fazer todas as minhas atividades sem atrasar nada pra ninguém. Um dia eu vou parar de dever tempo, pros outros e pra mim. Um dia eu vou me cobrar menos também...
Quando eu e o Jota fizemos a foto pro mural da AME (aliás, passem lá gente, tá lindo!!!) não pensamos que um dia não teremos mais EM, apesar de isso continuar sendo um sonho. Mas essa coisa de unir as fadigas está um pouco na pauta do viver mais organizada e menos preocupada. Porque isso de ficar viajando toda hora e também de ficar tantos dias longe um do outro acaba com a nossa rotina, nos deixa preocupados, e aí, já viu né... Unir nossas fadigas é construir uma vida juntos. Com EM, sem EM, da forma que for...
Dei uma olhada no mural mundial da campanha (você pode conferir aqui: http://worldmsday.msif.org/pt#wishwall) e achei muito legal o que as pessoas colocaram. Alguns dizem que um dia teremos a paz mundial, outros que um dia voltarão a pegar seu taco de críquete... sonhos megalomaníacos coletivos e outros individuais, porém não menores. Porque a gente não sabe do que uma pessoa feliz e realizada é capaz de fazer pelo mundo.
Lendo os desejos de todos, vi que uma das coisas mais lindas do ser humano a EM não nos tira se não a permitirmos: a capacidade de sonhar.
Pode parecer pieguice, mas eu já passei da fase de não dizer algo por parecer piegas, mas ter um sonho, alimentá-lo todos os dias e fazer coisas para que ele aconteça é luz pra alma, é brilho nos olhos, é o que faz o coração bater mais forte. Dane-se se ninguém mais acredita no seu sonho, quem tem que acreditar é você.
Eu sou uma sonhadora incorrigível. Mas, mesmo sendo assim, hoje tenho muito mais coisas, alegrias, amigos, oportunidades, conquistas na bagagem do que jamais sonhei. Acho que quando a gente alimenta os sonhos eles se unem com os sonhos de quem sonha parecido com a gente.
Por isso que eu digo hoje pra vocês, meus amigos: sonhem, sonhem muito, sonhem alto, sonhem grande. Porque, como disse uma pessoa lá no mural dos desejos do MS World Day, um dia, a Esclerose Múltipla será uma doença do passado. E nesse dia, nós continuaremos sendo nós mesmos. Com EM ou sem EM.
Até mais!
Bjs

10 comentários:

  1. Que lindo Bruna, é isso aí, a EM não nos define.
    Eu já fiz o meu cartaz, só não tirei foto ainda...e a frase é bem piegas rs.
    "Um dia...todas as dores se tornarão sorrisos!"
    É o que mais prezo, que os percalços dessa vida não nos tirem a habilidade de sorrir!
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  2. Bruna, me emocionando novamente. Desde a tua palestra na minha turma, virei tua fã, só não sou a #1 porque antes de mim tem tua mãe, tua irmã e o Jota... hehehehehe.
    Adoreeeeei a campanha! Eu tenho dois sonhos que partilharei contigo aqui. Um deles eu tenho falado bastante no meu blog com a #SomosTodosSeresHumanos, que é de um dia todos sermos tratados como sujeitos, como seres humanos, independente de diferenças, doenças ou deficiências. O outro é mais pessoal, de um dia conseguir sonhar mais e acreditar mais nos meus sonhos.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  3. "Que as pessoas nos considerassem pelo que somos, não pelo que temos." Sabe, pessoal queria muito poder assumir a EM sem ter medo de não conquistar uma vaga de emprego ou ser vista como coitadinha. Tem dia que o peito arde d vontade de falar sobre o assunto só pra desabafar mesmo, mas eu posso falar sempre para as mesmas pessoas, que já estão "cansadas" de saber o q se passa aqui nesse coração... Não quero o q não é meu, o q não dou conta, ou o q é do outro. Quero ser livre do outro, livre do medo, livre da angústia. Quero ser assim, Camila, do jeitinho q sempre fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Me solidariso contigo. No início passei muito por isso e poucos me entendiam. Depois aprendi a carregar minha cruz sozinha e hoje tenho o blog aqui e alguns poucos amigos.
      Um dia talvez isso também mude.
      Beijos, Beti

      Excluir
    2. Beti, tenho muita vontade de sentar com todos vocês que, como eu, tem o Blog como um espaço de transparência... um dia pra gente dividir nossas aflições e vitórias com gente da gente, sabe.. Beijo e obrigada pela resposta.

      Excluir
  4. Oi Bruna,
    lindo e emocionante como tudo que você escreve.
    Uma dia quem sabe? Mas como você mesma escreveu: com EM ou sem EM continuarás sonhando e vencendo. Beijos Terezinha

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!!!
    Você, como ninguém, consegue traduzir em palavras sentimentos e impressões que muitos de nós temos, sendo ou não portadores de EM.
    Parabéns pelo texto MARAVILHOSO. Estou emocionada!!!
    Bjs carinhosos,
    Vanessa :,)

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Um dia viveremos num mundo mais justo, o mundo que sonho para meus filhos e que procuro construir com eles. A EM ainda não prejudicou minha mobilidade, e que continue assim pois sonho em dançar com meu filho quando ele for adulto. Bjs Tati.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna!
    Um dia talvez não haja mais egoísmo. Vi e vivi tanta coisa ruim que estou desacreditada no ser humano. Um dia talvez isso mude.
    Beijos, Beti

    ResponderExcluir
  8. Bruninha,quem sabe um dia a nossa qualidade venha a melhorar,sem sofrimento,sem os efeitos colaterais dos remédios.Bem e sem o preconceito das pessoas que se veem a gente andando esquisito na rua fica olhando torto pra gente.Bem ninguém paga as minhas contas e com a minha vida.O ser humano é realmente muito estranho na maioria das vezes,vamos torcer e lutar para isso mudar.Bjos querida,Zildinha

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.